Dicas de etiqueta nas redes sociais: conheça as boas práticas

Dicas de etiqueta nas redes sociais: conheça as boas práticas

Um levantamento realizado pela agência de publicidade F/Nazca no fim de 2014 apontou que 94% dos brasileiros que navegam pela internet têm, pelo menos, perfil em uma rede social. O mais comum é o Facebook, citada por 88% dos entrevistados. O Whatsapp ficou em segundo lugar, com 37%. Twitter e Instagram fecham o pódio empatados, com 17% cada. A pesquisa também revelou que 70% dos entrevistados têm, nas redes sociais, a sua primeira fonte de informação.

Leia também: 5 dicas rápidas para destacar o seu perfil profissional no LinkedIn

Com tanto peso e acessada por tantos brasileiros, a etiqueta nas redes sociais deve ser motivo de atenção para evitar possíveis constrangimentos. Para ajudar você a seguir as melhores práticas, a analista de comunicação da Mongeral Aegon, Tatiana Arruda, listou cinco dicas simples, mas fundamentais para você inserir as boas práticas das redes sociais no seu dia a dia.

1. Pense antes de publicar algo

Lembre-se de que você pode ter contatos profissionais na sua rede de relacionamento. Portanto, fique atento com o que publica: não escreva nada que você não diria em um dia normal de trabalho. Isso inclui reclamações e, principalmente, palavrões.

2. Tome cuidado com a quantidade

Para alguns pode ser difícil de aceitar, mas nenhuma rede social é seu diário. Ou seja, não poste todo e qualquer acontecimento do seu dia. Antes de publicar, pense se o conteúdo será relevante para os seus seguidores. Na dúvida, não poste.

3. Fique atento à gramática

Não corra o risco de publicar algo com erro de ortografia ou digitação. Não custa revisar antes de postar nas suas redes sociais.

4. Análise as fotos

Cautela com as fotos que você posta nunca é demais. Avalie sempre quem está na sua rede antes de postar determinadas fotos. Caso prefira, restrinja o acesso de algum álbum a um grupo determinado de pessoas.

5. Não compartilhe correntes

Quase ninguém gosta de receber correntes. Nas redes sociais elas também estão disfarçadas de jogos ou convites para aplicativos. Por isso, evite repassá-los.

A palavra de ordem para manter a etiqueta nas redes sociais é a mesma para a vida offline: bom senso

  • Publicado

    09 de novembro de 2015

  • Categoria

    Carreira