Saiba quando mudar de carreira

Saiba quando mudar de carreira

Uma recente pesquisa do site Inquieteria revelou que apenas 5,9% dos entrevistados estão felizes com o trabalho atual. Mudar de carreira é o desejo de 83,9% dos profissionais consultados, e 38,2% já têm planos em mente para desenhar esta mudança. Para se obter sucesso neste momento de mudança é necessária uma boa preparação emocional e financeira.

Fuja da zona de conforto

Sair da zona de conforto não é fácil e exige determinação. Em qualquer mudança – seja de carreira ou de emprego – é natural que o profissional reduza a marcha até se sentir mais confortável e confiante na nova posição para, em seguida, voltar à velocidade habitual de atuação e busca por retornos. Este comportamento pode trazer um impacto financeiro momentâneo.

Por isto, é recomendada preparação prévia para que este período de adaptação não pese no orçamento familiar, e que a escolha do novo trabalho ou emprego possa ser feita com base no que a pessoa realmente deseja, e não levando em conta somente o retorno financeiro. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coaching, mudar de carreira é um momento importante para o envolvimento da família, para que ela esteja pronta para apoiar você nesta etapa.

Quando saber o momento correto para a mudança?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 53% dos brasileiros atuam em áreas diferentes de suas formações.

Alguns sintomas podem ajudar você a identificar. Confira:

1. Falta muito para o fim de semana?

Se você é daquelas pessoas que vivem a semana pensando no sábado e domingo ou conta os minutos para acabar o expediente, é sinal de que você não está motivado com o seu trabalho.

2. Sonhos

O trabalho deixou de ser um motivo de conquistas de sonhos e se tornou apenas mais uma atividade natural do seu dia, como tomar banho e escovar os dentes.

3. Questionamentos

Você se vê constantemente se questionando sobre sua vida, escolhas e rumos que sua carreira tem tomado e não está muito satisfeito com as respostas.

4. Remuneração

Sua posição ou profissão atual não permite que você ganhe o quanto deseja para realizar seus objetivos.

5. Paciência

A sua desmotivação leva você se irritar com facilidade, causando estresse, que está refletindo na sua saúde.

6. Automação

Suas atividades são feitas automaticamente sem a paixão e o vigor necessários. A falta de desafios faz com que você não esteja aprendendo nada de novo.

A análise dos seis pontos acima é fundamental para que você avalie o seu momento profissional e possa tomar a melhor decisão sobre a sua carreira.

Tenha certeza na hora de mudar

Em geral, quando se pensa em mudar de profissão é comum à ideia de voltar a estudar, o que pode acabar por levar à desistência pelo alto custo da troca. A incerteza do mercado de trabalho em vários setores da economia é outra barreira que adia o plano de quem deseja dar uma guinada na carreira.

Um dos mercados que ano a ano tem despontado para o crescimento e mostrado solidez é o setor de seguros. Por conta deste crescimento contínuo, este é um segmento que tem demandado por profissionais qualificados e tem atraído muita gente, principalmente no momento em que muitos optam por mudar de carreira.

Escolha a seguradora correta para trabalhar

A Mongeral Aegon, seguradora com mais de 180 anos de experiência, aposta que um profissional tem lugar de destaque para a sustentabilidade deste crescimento: o corretor de seguros. Um dos diferenciais da companhia é a formação e o desenvolvimento de seus corretores parceiros, desde o momento de suporte e recursos para capacitar o profissional à habilitação junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep), até o acompanhamento na atividade, ofertado em suas mais de 60 unidades em todo o Brasil.

Esta é uma oportunidade de investir em uma carreira que permitirá a você autonomia e ganhos ilimitados, dependendo apenas do seu esforço e dedicação, e sem que haja necessidade de investimento financeiro. O corretor de seguros de vida e previdência da Mongeral Aegon conta, ainda, com o suporte através de coaching de profissionais experientes, que acompanharão você durante toda a trajetória.

Ficou interessado no programa? Veja mais aqui.

  • Publicado

    10 de setembro de 2015

  • Categoria

    Carreira