O que é a Susep e qual a sua importância?

O que é a Susep e qual a sua importância?

Quando se fala sobre seguro de vida e previdência, uma sigla é muito comum: Susep. Mas, afinal, o que é a Susep?

A Superintendência de Seguros Privados, é o órgão vinculado ao Ministério da Fazenda criado em 1966 e responsável pela regulação e fiscalização do setor de seguros, previdência, capitalização e resseguro em todo o país.

Qual o objetivo da Susep?

A Susep tem dois objetivos fundamentais: estabelecer o funcionamento saudável do setor de seguros, prezando pela adoção de boas práticas econômicas e de mercado, e garantir o respeito dos direitos dos consumidores do segmento.

Para que estes objetivos sejam concretizados, a autarquia estabelece normas para o mercado e atua na fiscalização do cumprimento das mesmas pelas seguradoras e corretoras de seguros. É também o órgão que habilita e autoriza o profissional que deseja atuar na comercialização destes produtos, ou seja, o corretor de seguros, e que autoriza os produtos criados pelas seguradoras a serem comercializados.

É recomendado que o consumidor que estiver buscando um plano de seguro, capitalização ou previdência, verifique se a seguradora e o produto estão autorizados para atuar no mercado e se o corretor de seguros é habilitado pela Susep. Desta forma, todos saem ganhando.

Conheça algumas das atribuições da Susep:

  • Fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras, de Capitalização, Entidades de Previdência Privada Aberta e Resseguradores, na qualidade de executora da política traçada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
  • Atuar no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro.
  • Zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados.
  • Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados, com vistas à maior eficiência do Sistema Nacional de Seguros Privados e do Sistema Nacional de Capitalização.
  • Promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem.
  • Zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado.
  • Disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas.

Fonte: www.susep.gov.br

A Susep e os clientes das seguradoras

A Susep tem fundamental importância tanto para as empresas quanto para os clientes. É a autarquia que garante que as seguradoras componham reservas financeiras para honrar com os pagamentos em caso de sinistro. O órgão também fiscaliza as empresas para que o mercado não seja alvo de especulações e estimula a livre concorrência.

Outra atividade fundamental para o mercado de seguros realizada pela Susep é o controle e o combate à fraude, prática que pode ser prejudicial tanto para as empresas quanto para o consumidor, tendo em vista que quanto mais fraudes, maior é o preço dos seguros.

  • Publicado

    10 de setembro de 2015

  • Categoria

    Mercado