5 Técnicas de vendas para prospectar clientes por telefone

5 Técnicas de vendas para prospectar clientes por telefone

O contato telefônico poderá ser um importante aliado na prospecção de clientes, otimizando o seu processo de vendas. Mas para que isto realmente aconteça, alguns cuidados são essenciais. Vamos conhecê-los?

Prepare um script para a sua ligação

Elabore um roteiro mínimo para a sua abordagem, alinhando o seu discurso conforme os seus objetivos. Planejando a sua fala, você estará mais seguro para realizar o contato.

Em um primeiro contato com um possível cliente, é necessário que você se apresente, fale sobre a empresa e informe a finalidade da sua ligação. Seja sutil e agradável em sua fala para despertar o interesse, mas deixe espaço para variar o discurso de acordo com o perfil do cliente abordado, para criar proximidade.

Aproveite a oportunidade e agende uma visita. O contato presencial permite que você utilize vários recursos que lhe ajudarão no processo de vendas. Sugira duas opções de dia e horário, colocando-se à disposição para atender conforme a agenda do cliente.

Tenha bom senso

Você gostaria de receber uma ligação inesperada e ficar por muito tempo na linha? Ligações longas podem ser muito improdutivas, gerar estresse e desgastar a relação que está começando naquele momento.

Utilize o telefone com suas técnicas para agendar uma futura visita ou resolver assuntos bem pontuais. Fale apenas o necessário e deixe que seus clientes possam expor a sua opinião. É um diálogo, uma conversa.

Utilize linguagem adequada

Seja objetivo, claro e direto. Não use gírias, palavras negativas ou expressões que possam transmitir insegurança, como “eu acho” e “pode ser”. Você é um profissional especialista. Mostre-se desta forma.

Seja carismático e criativo

Mantenha-se agradável e procure novas formas de tratar o seu cliente. A criatividade permite que cada contato seja único. Converse com outros profissionais da área e estude formas de tornar as suas ligações ainda mais interessantes. Cative o seu cliente com uma conversa amigável e dinâmica. Se você for chato e repetitivo, o seu cliente perderá o interesse.

Saiba lidar com as objeções

Sempre demonstre preocupação em saber das necessidades do seu cliente, procurando contornar as possíveis objeções que possam surgir. Encare-as como uma oportunidade de dar mais informações para o cliente, informações estas que poderão fazer a diferença na escolha pelas soluções que você está apresentando.

Dica – antes de realizar a ligação, reflita sobre quais objeções você teria na mesma situação. Prepare-se previamente para este contato.

Veja alguns exemplos de objeções com possíveis argumentos que você poderá utilizar:

Objeções Argumentos
“Não tenho dinheiro” Entendo que o senhor (a) não queira ter gastos

desnecessários e, sem dúvidas, esta não é a minha intenção. Ligo para entender

as suas necessidades e, por isso, desejo conversar presencialmente para que

o(s) senhor(a) compreenda as vantagens de nosso serviço e/ou produto.

“Estou sem tempo” Imagino que o(a) senhor(a) seja uma pessoa muito

ocupada. Minha visita será bem rápida, no dia e horário que melhor lhe

atenderem.

Estas foram algumas orientações básicas para que você utilize o telefone como uma técnica de venda a seu favor.

Lembre-se: o contato telefônico precisa ter sentido para que você tenha sucesso na sua abordagem. É primordial despertar o interesse do cliente. Caso contrário, ele entenderá que a sua abordagem está apenas tomando o seu tempo.

  • Publicado

    10 de agosto de 2015

  • Categoria

    Vendas